Horários i9 Sports Academia | Blog artigo
11 3929 418511 3929 4185

Blog   >     Dicas e artigos sobre exercícios alimentação e qualidade de vida!

Começar uma atividade física e sentir os benefícios que ela traz para o seu dia a dia é um grande prazer. E todos podem desfrutar desta qualidade de vida, só depende da força de vontade. Mas não basta apenas procurar uma academia e começar a treinar, é preciso antes realizar uma avaliação física completa com um profissional qualificado. Esta avaliação é fundamental para preservar a sua saúde e garantir o sucesso do seu treinamento. Seja qual for o seu objetivo, perder peso, ganhar massa muscular ou condicionamento, a avaliação física é o primeiro passo que você deve dar em busca dele. Começar qualquer atividade sem antes se consultar com um educador físico é um risco que pode ter consequências negativas para o seu corpo. Mas a avaliação não serve apenas para evitar problemas, ela também influencia na sua rotina de exercícios, pois com ela será possível identificar detalhes do seu corpo que precisam de atenção especial. Não só a sua primeira avaliação física é importante como também é fundamental uma reavaliação para ajustarmos seu treino de acordo com sua evolução e metas. Para que você não se esqueça de fazer sua avaliação física, separamos abaixo 3 motivos que vão ressaltar sua importância para o treinamento. Confira:

.1- DESENVOLVER UM PROGRAMA DE TREINAMENTO PERSONALIZADO A avaliação física é um exame completo do seu atual estado físico e condições de saúde. Essas informações são importantíssimas para orientar o seu professor na hora de criar o melhor programa de treinamentos para você. Quanto mais dados ele tiver, mais personalizado será o seu treino. E todos já sabemos da importância de ter um treinamento personalizado, não é mesmo? Você vai começar a atividade com a carga de esforço e frequência ideal para o momento, evoluindo gradativamente e contribuindo para que seus objetivos sejam atingidos mais rapidamente, e da maneira correta. Será estabelecida uma freqüência cardíaca adequada para você, de acordo com seu condicionamento físico atual, onde você poderá otimizar a perda de gordura e melhorar sua capacidade cardiovascular. Isso só será possível com uma avaliação física feita por um profissional qualificado.

2- IDENTIFICAR PECULIARIDADES PESSOAIS E FATORES DE RISCO Outro ponto importante para desenvolver o melhor treino para você é conhecer todos os seus pontos fortes e fracos, além de saber se existem fatores de risco. A avaliação física vai levantar todo o seu histórico de doenças e de sua família, assim como lesões anteriores e desvios posturais significativos. Tudo isso será apontado na avaliação física, através dos seguintes exames: Anamnese: entrevista para identificar o histórico pessoal, problemas de saúde, restrições médicas, uso de medicamentos e objetivos do aluno. Antropometria: exame para conhecer as medidas corporais como peso, altura e perimetria. Composição corporal: através do compasso de dobras poderemos identificar seu peso magro e de gordura. Análise postural: identificar possíveis desvios da coluna vertebral, além de desequilíbrios musculares. Análise neuromotora: flexibilidade e amplitude articular. Teste cardiorrespiratório: é o famoso teste da esteira, que vai monitorar a atividade cardiorrespiratória e determinar uma freqüência cardíaca adequada ao seu condicionamento físico atual.

3- ACOMPANHAR A EVOLUÇÃO Periodicamente, o seu professor vai requisitar uma nova avaliação física para monitorar a evolução do seu treinamento. Ao comparar com os resultados anteriores, ele avaliará o desenvolvimento do treino e fará alterações na sua ficha de acordo com sua evolução, variando exercícios, intensidade, frequência e estabelecendo novas metas para a próxima etapa. Como você viu, a avaliação física não é uma mera formalidade para dar início aos seus treinos. Ela é um importante meio de conhecer o aluno, antes e durante as atividades, contribuindo para que o programa atenda a todas as suas necessidades e que você possa alcançar seus objetivos de maneira saudável.

Boa avaliação e bons treinos!

    Nossos Horários

  • Segunda
    6:30hs - 22:00hs
  • Terça
    6:30hs - 22:00hs
  • Quarta
    6:30hs - 22:00hs
  • Quinta
    6:30hs - 22:00hs
  • Sexta
    6:30hs - 22:00hs
  • Sábado
    6:30hs - 14:00hs
  • Domingo
    Não abrimos

Nossos Professores

  • Nailson Morais
    Professor

    Personal trainer
    ginástica e musculação.

  • Bruno Xavier
    Coordenador

    Coordenador de Projetos
    & Personal running

  • Guilherme Mello
    Professor

    Musculação
    e ginástica

  • Graciele Pereira
    Professora

    Ginástica, zumba,
    jump e spinning.

  • Aline França
    Professora

    Ginásti, zumba,
    jump e spinning.

Neste verão, inove com a i9

Dias melhores verão

Treine 13 meses, pague apenas por 9
Com 9 mensalidades de R$ 79,90
Você ganha 4 meses no plano anual.

Parceiros